top of page
sanjotrading_matrix.jpg

Como os Eventos do Calendário Econômico Afetam os Negócios na Bolsa de Valores?

Atualizado: 22 de fev. de 2022


Os calendários econômicos determinam as datas e os possíveis impactos dos próximos eventos nacionais e internacionais que podem afetar o preço e a popularidade de determinados mercados ou ativos. Como certos tipos de eventos são conhecidos por afetar a negociação de maneira significativa e previsível, a natureza e a data de cada evento no calendário econômico podem ser usadas como um indicador de negociação para maximizar o potencial de lucro.

Eventos de notícias recorrentes tendem a ser os indicadores mais atraentes devido ao seu impacto previsível no sentimento e no volume de negociação. Os exemplos incluem datas de lançamento programadas para estatísticas amplamente consideradas ou pesquisas de mercado e eventos esperados, como decisões federais sobre taxas de juros, saldos comerciais e inflação.

A maioria dos calendários econômicos fornece uma breve descrição de cada evento, com valores para "real", "previsão" e "anterior". Um número de "previsão", expresso em porcentagem ou valor monetário, que representa o impacto de mercado esperado (positivo ou negativo) de um evento. Esse número afeta o sentimento e o comportamento de negociação que levam a eventos de notícias. "Antes" refere-se a alterações registradas após a última mensagem dessa natureza, "Real" rastreia movimentos de preços objetivos que ocorreram após o evento relevante.

O calendário também pode fornecer algum contexto para cada evento e comparar o desempenho atual do mercado com os valores previstos.

Além de fornecer essas informações básicas, um calendário econômico mais sofisticado permitirá que você filtre os resultados com base na relevância para os mercados selecionados e o ajudará a avaliar o impacto de cada evento com base em seus critérios de elegibilidade específicos.

Com um calendário fácil de usar, você pode considerar as próximas notícias e eventos ao planejar suas negociações e prever possíveis mudanças no mercado. O calendário econômico é amplamente utilizado por traders que desejam pensar no futuro e adotar uma abordagem preditiva em suas estratégias de negociação.

Embora essa abordagem voltada para o futuro geralmente seja benéfica para sua estratégia de negociação, também é importante não se apegar demais nos próximos eventos ou nas notícias recém-lançadas. Os eventos que ocorrem em seu calendário econômico geralmente causam uma rápida volatilidade do mercado, No entanto, essas reações exageradas podem levar a perdas dolorosas se você negociar de forma imprudente.

Avalie os desenvolvimentos de notícias e concentre-se no ambiente macro que molda os mercados em que você está ou pretende entrar.


Principais Eventos de Notícias / Indicadores

Nem todos os eventos de notícias têm um impacto significativo ou são indicadores confiáveis. Existem alguns eventos que têm um impacto econômico maior do que a maioria.


Relatórios de Folha de Pagamento Não Agrícola (NFP)

Este relatório dos EUA, também conhecido como Payroll, rastreia as taxas de emprego para a maioria da força de trabalho dos EUA (omitindo agricultores, indivíduos autônomos, organizações sem fins lucrativos, inteligência federal e facções militares). Os relatórios são divulgados pelo Bureau of Labor Statistics na primeira sexta-feira de cada mês e detalham as estatísticas do mês anterior. O relatório do NFP inclui dados sobre o número de novos empregos criados no período de um mês, a taxa de desemprego nacional líquida e a taxa de participação da força de trabalho nacional, ou seja, o número de americanos que estão procurando ativamente por empregos ou têm um emprego remunerado . Todas as três estatísticas são vistas como um indicador da saúde econômica geral da nação e têm um impacto significativo na percepção do mercado e no valor relativo do dólar americano.


Decisões de taxas de juros do Banco Central

No Brasil quem decide sobre as taxas de juros é o Banco Central. Nos Estados Unidos, o banco central se refere ao Federal Reserve, também conhecido como Fed.

As decisões sobre taxas de juros por algum deles afetará os lucros ou perdas dos traders quando tomam emprestado uma determinada moeda ou mantêm uma posição.

Decisões programadas sobre taxas de juros ou anúncios de notícias por qualquer banco central tendem a influenciar o sentimento na negociação e aumentar a volatilidade do mercado para pares de moedas associados. A ampla cobertura de notícias das previsões trimestrais também impacta a volatilidade do mercado, levando a uma decisão sobre a taxa de juros.


Pedidos de bens duráveis

Este relatório mensal do U.S. Census Bureau oferece uma medida útil da atividade industrial nos Estados Unidos. Ele pode oferecer uma indicação confiável da força econômica com base no número de bens duráveis revelado no relatório. Um número mais alto, que mede os pedidos gerais em bilhões de dólares, e que reflete uma economia que pode estar se recuperando ou ganhando força, enquanto um número mais baixo está frequentemente associado a uma economia em estagnação ou regressão.


Índice de vendas no varejo

Como o relatório de pedidos de bens duráveis, o índice de vendas no varejo é divulgado mensalmente pelo U.S. Census Bureau. Ele reflete os gastos gerais de varejo nos Estados Unidos no mês anterior, e esses gastos de varejo são usados para medir o poder de compra do povo americano, o que pode refletir não apenas a força econômica geral, mas também a confiança do consumidor na economia.


Índice de confiança do consumidor

Este índice é responsável por vários pontos de dados diferentes para gerar uma pontuação que reflete a confiança geral do consumidor na economia dos EUA.

A pontuação básica de 100 reflete a neutralidade entre os consumidores, enquanto as pontuações acima de 100 sugerem que os consumidores estão mais confiantes na economia e são mais propensos a gastar em vez de economizar. Pontuações abaixo de 100, por outro lado, refletem maior preocupação econômica e incerteza, o que é provavelmente confirmado pelas decisões do consumidor de gastar menos, economizar mais e fortalecer suas finanças antes de potenciais consequências.


Eventos de notícias como indicadores de trading

Examine a tendência, força e direção do mercado atual e avalie os níveis de suporte e resistência que levam ao evento de notícias e imediatamente após ele. Se um evento de notícias for antecipado para revelar uma visão positiva do mercado, você poderá ver um aumento acentuado na ação do preço antes do comunicado à imprensa e testemunhar uma queda abrupta se a notícia desafiar as expectativas populares.


Como acontece com qualquer estratégia de negociação inteligente, o tempo é fundamental. Os traders podem procurar capitalizar sobre a volatilidade dos preços causada por direções do mercado que levam a grandes eventos, mas as estratégias de negociação de longo prazo tendem a favorecer aqueles com uma abordagem mais conservadora.

 
 
 

Comments


bottom of page